Correio Popular Notícia


SETOR PRODUTIVO
Rondônia tem safra recorde superior a 1,6 milhão de toneladas de grãos

Data da notícia: 2016-01-06 10:37:20
Foto:

(Da Redação) Caminhando a passos largos para finalizar os resultados de uma safra recorde de grãos, que deve ultrapassar 1,6 milhão de toneladas, o governo de Rondônia está comemorando esse desempenho como uma resposta ao cenário de crise nacional, enfrentada no estado com trabalho e medidas de incentivo à produção, que mantém e até amplia as marcas da economia local.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta safra Rondônia reforçará seus estoques com uma colheita de 744 toneladas de soja, 693 mil toneladas de milho, 119 toneladas de arroz, 83 mil toneladas de café, e uma considerável produção de feijão, confirmando uma safra superior em praticamente em todos as culturas.

Ao apresentar os números da produção rondoniense, o secretário da Agricultura (Seagri), Evandro Padovani, disse que não há crise que suporte o trabalho arrojado aliado à criatividade, onde se inclui o emprego de medidas de incentivo à produção, entre elas o programa de apoio aos pequenos produtores rurais com serviço de hora máquina para destoca, limpeza e gradagem, que resgata áreas degradadas (capoeiras), incorporando-as à área de produção de lavouras, sem a necessidade e abertura de novas áreas, e a distribuição de calcário (municípios) para atender esses pequenos produtores, entre outras.

Além dessas e outras medidas, como o Cartão Mais Sementes, por exemplo, que é outro instrumento de alcance da política de incentivo à produção rural do estado, o secretário citou importantes investimentos feitos pelo governo sozinho ou em parcerias, que permitiram a utilização de recursos tecnológicos tanto na pecuária (melhoramento genético), produzindo animais de excelente linhagem, com carcaça e acabamento precoce, como na agricultura, com o desenvolvimento de variedades de culturas resistentes a pragas e intempéries e de alta produtividade, como o café clonal (BRS Ouro Preto, desenvolvido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária ? Embrapa/RO), que são responsáveis pelo salto na produção e na produtividade na agropecuária rondoniense.

550 Mil Toneladas de carne
Padovani salienta que todas essas iniciativas de incentivo à produção no campo têm a marca do interesse e preocupação do governo de Rondônia, cujo resultado é a produção de 1,628 milhão de toneladas de grãos nesta safra, e um salto considerável na produtividade da pecuária, que vai fechar o ano com uma produção de mais de 550 mil toneladas de carne de excelente qualidade e segurança sanitária.

Segundo dados da Seagri, o plantel da bovinocultura rondoniense é de 13 milhões de cabeças, e nesta safra (até novembro/2015), estimulado pela demanda do mercado interno e externo, já foram abatidas pouco mais de dois milhões de cabeças, o que representa cerca de 550 mil toneladas de carne, o principal produto da pauta de exportações de Rondônia, demanda que vem aumentando gradativamente pela qualidade e nível de satisfação dos mercados que atende fora do Brasil.


Frangos
O titular da Seagri disse ainda que a criação de frango é outra área da produção econômica rondoniense que cresceu bastante e já desponta como fator importante na balança comercial do estado. Segundo ele, a qualidade da produção de carne de frango está agradando consideravelmente o mercado externo, o que justifica, nesta safra, o abate de nada menos de 11 milhões de cabeças, que se destinam tanto ao mercado interno como externo.

Para o secretário, tão importante quanto os resultados que Rondônia vem obtendo com sua política para o setor agropecuário, é a necessidade de ampliar essas ações de governo para a próxima safra, de modo que se combata qualquer sinal de crise, e se mantenha o crescimento. Com informações de Cleuber R. Pereira ? Assessoria.

Fonte:






Noticia vista 1511 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.